Entrevistas

 

Como a inovação e a sustentabilidade podem ajudar uma marca e o mundo

KoAnn Vikoren Skrzyniarz

Data: 04/08/2015

Por: Redação TN / Caminhos para o Futuro

Qual a maior inovação para o mundo dos negócios no século 21? Para KoAnn Vikoren Skrzyniarz, fundadora e CEO da Sustainable Brands, a grande virada das empresas é aprenderem a incluir questões ambientais e sucessos dentro de sua margem de sucesso. Foi pensando nisso que ela criou, em 2006, um evento que roda diversas cidades do mundo  com painéis e plenárias que discutem a sustentabilidade dentro de corporações (de startups a gigantes do mercado). A edição brasileira acontece no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de agosto.


KoAnn é também fundadora da Organizations That Work, consultoria especializada em gestão. Nessa entrevista ao Caminhos para o Futuro, KoAnn fala sobre a tendência que inclui a sustentabilidade dentro da gama de responsabilidades de uma marca.


- Como o Sustainable Brands incentiva as empresas a abraçar a sustentabilidade?

KoAnn - Nosso objetivo tem sido o de levar para casa a oportunidade de negócio inerente ao abraçar a sustentabilidade, ao invés de empurrar  a sustentabilidade como uma responsabilidade. Acreditamos que responder às questões ambientais e sociais que enfrentamos localmente e globalmente representa a maior oportunidade da inovação no século 21.


Ao concentrar-se sobre como abraçar a sustentabilidade pode reduzir riscos e custos, e agregar valor aos negócios através de crescimento de receita e aumento de valor da marca e fidelização de clientes, criamos uma crescente comunidade de pessoas que estão interessadas em aprender.


- Quais são as principais dificuldades para que uma marca seja inovadora e, ao mesmo tempo, sustentável?
 

KoAnn - Em primeiro lugar, as "regras do jogo" reais não suportam ação sustentável. Medimos o sucesso das nossas economias baseadas no PIB, na saúde dos nossos negócios baseados no crescimento da receita do trimestre sobre trimestre e na margem de lucro. Na verdade, nossas medidas formais de sucesso empresarial e desempenho econômico não levam em conta o valor do capital natural ou o custo material e imaterial das coisas como a guerra. E isso tem sido demonstrado em muitos estudos que, acima de um certo limiar de segurança financeira, ter mais dinheiro e mais "coisas" não compra a felicidade. A marca “Sou”, da Natura, e sua campanha de marketing mostram isso belamente.


Em segundo lugar, nos falta criatividade e visão. Estamos começando a ver alguns novos modelos que nos oferecem uma espiada em um futuro sustentável. O conceito de Cradle to Cradle, originalmente definido pelo alemão Michael Braungart e pelo americano Bill McDonough, ou da Economia Circular, sendo popularizado pela Fundação Ellen McArthur são dois exemplos. A economia colaborativa é outro modelo que está crescendo com velocidade relâmpago.


Mas novos modelos podem ser difíceis de serem enxergados e entendidos pelas pessoas.  E para as empresas que têm um modelo com enormes fluxos de receita é um desafio migrar sem deixar a base de negócio. 


- Quais empresas podem ser consideradas referências em sustentabilidade?
 
KoAnn - A Natura, do Brasil, é uma referência global da qual estamos felizes em compartilhar ao redor do mundo. Outras, como o  Pão de Açúcar também. Nos Estados Unidos, empresas como a Patagônia e Nike estão na vanguarda da inovação. Unilever, com sede na Europa, é talvez a marca líder mundial contra a qual todas as empresas multinacionais de bens de consumo estão se comparando.


- O que os consumidores podem esperar de líderes de negócios ao longo dos próximos anos em termos de sustentabilidade?


KoAnn- Os consumidores podem esperar que as empresas os escutem mais! E eles precisam assumir a responsabilidade e tirar vantagem disso! No fim, uma empresa existe para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Mais e mais empresas ao redor do mundo estão se tornando conscientes da sua pegada negativa, e tentando encontrar novas maneiras de trazer marcas melhores para o mercado. E os consumidores se preocupam com as empresas que fazem isso. Os consumidores precisam de ajuda para entender como eles devem se comportar para "desempenhar o seu papel" na mudança do sistema, e as empresas precisam ser parte da solução educacional.



Sobre a Sustainable Brands



A Sustainable Brands é uma rede global de conferências e tem como objetivo mobilizar empresas por meio de casos concretos de inovação. As conferências acontecem em vários lugares como Londres, Barcelona, Kuala Lumpur, e reúnem especialistas, palestrantes e líderes de empresariais.  No Brasil, a Sustainable Brands Rio 2015 acontecerá de 25 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro. O tema global é o conceito “How Now”: como a inovação em sustentabilidade está transformando os negócios agora. Aqui, o evento é organizado pela Report Sustentabilidade, em parceria com a Sustainable Life Media e uma rede de apoiadores e patrocinadores no Brasil e no exterior.

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