Notícias

Mobilidade urbana, doença e superação são temas do livro Movido pela Mente

Data: 01/12/2017 15:45

Por Redação/ Assessoria

A história de Ricky Ribeiro, jovem que dedicou sua vida à atividade física até ser diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica), e sua experiência mundo afora com a mobilidade urbana, são tema do livro ‘Movido pela Mente’, da autora Gisele Mirabai, que será lançado no Museu da Casa Brasileira (MCB) no dia 4 de dezembro, segunda-feira, a partir das 18 h, com entrada gratuita.

A publicação, elaborada em nove meses, narra a trajetória de liberdade e movimento de Ricky Ribeiro, da descoberta da ELA à sua singular forma de superação. “Percebi que podíamos contar a trajetória do Ricky não apenas de forma cronológica, mas a partir dos meios de transporte que pautaram sua vida, partindo da caminhada, passando por veículos como barco, trem, ônibus e metrô, dentre outros meios de locomoção”, explica a autora.

Segundo Ricky, os relatos e reflexões que serviram de matéria prima para Gisele Mirabai foram exercício de autoconhecimento e resgate de boas lembranças do passado. “A minha história é pano de fundo para abordar temas muito mais importantes, como sustentabilidade, mobilidade urbana e acessibilidade. Foi uma enriquecedora oportunidade de fazer um balanço da minha vida e de tudo que eu valorizo”, diz o personagem da obra.

Hoje, da cama, apenas com o movimento dos olhos, Ricky Ribeiro coordena o Mobilize Brasil, organização sem fins lucrativos que atua com mobilidade urbana, urbanismo e cultura, empenhando a própria imobilidade para melhorar a forma de outras pessoas se moverem.

O livro ‘Movido pela Mente’ tem 374 páginas e a renda das vendas será revertida para a organização Mobilize Brasil.

Resumo do livro
O livro ‘Movido pela Mente’ traz a público a história de um rapaz que perdeu todos os movimentos, mas luta e trabalha com entusiasmo para melhorar a mobilidade urbana nas cidades do Brasil. A publicação também descreve a mobilidade urbana sustentável e as experiências de seu personagem com trens, ônibus, metrôs, barcos, automóveis, bicicletas e muitas caminhadas em lugares insólitos, como Japaratinga, em Alagoas; Paramaribo, no Suriname; Corfu, na Grécia; ou cidades bem conhecidas, como Paris, Toronto, Barcelona, Amsterdã, Veneza, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

Sobre Gisele Mirabai
Gisele Mirabai é es­critora e roteirista de cinema e TV. Estu­dou Artes Cênicas na UFMG, Ci­nema na London Film Academy e é pós-graduada em Literatura pela UFF. Tem cinco livros pu­blicados, dentre eles Machamba, vencedor do 1º Prêmio Kindle de Literatura, Guerreiras de Gaia, infanto-juvenil adotado por di­versas escolas do Brasil, e Homem Livre, livro de não ficção sobre uma volta ao mundo de bici­cleta.

Sobre Ricky Ribeiro
Luiz Henrique da Cruz Ribeiro é graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com mestrado em Sustentabilidade pela Uni­versidade Politécnica da Cata­lunha (UPC) e MBA Executivo pela Universidade de Barcelo­na (UB). É fundador da OSCIP Associação Abaporu, do portal Mobilize Brasil e membro da equipe de Sustentabilidade Corporati­va da empresa EY. Diagnostica­do em 2008 com esclerose la­teral amiotrófica (ELA), perdeu todos os movimentos do corpo. Hoje, trabalha e se comunica por meio de um leitor óptico.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre o Mobilize
O Mobilize Brasil (www.mobilize.org.br) foi criado em 2011 para difundir boas práticas de transportes urbanos integrados que melhorem a qualidade de vida nas cidades: transportes coletivos de qualidade, ciclovias, sistemas de bicicletas públicas e melhorias na caminhabilidade: calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas.
 
SERVIÇO:
 
Lançamento 'Movido pela Mente'
Autores: Ricky Ribeiro e Gisele Mirabai
Edição: Mobilize Brasil
Páginas: 374
Preço: 50 Reais
Dia e Horário: 4 de dezembro, segunda-feira, das 18h às 22h
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727





Printer Versão para impressão
Rss_old RSS
Newspaper_link Assine a newsletter
User Envie para um amigo





Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros