Notícias

Cooperativa dentro da Sapucaí espera reciclar mais de 14 toneladas de resíduos

Data: 02/03/2019 14:48

Por Redação/ Assessoria

Um importante legado será deixado no Carnaval do Rio de Janeiro. Em uma ação inédita, uma cooperativa de materiais recicláveis será montada no sambódromo e funcionará simultaneamente aos desfiles, fazendo a gestão de resíduos recicláveis durante os ensaios técnicos e os cinco dias de apresentações oficiais. Trata-se do projeto "Do meu lixo cuido eu", parte do movimento Vá de Lata. Ao todo, espera-se que 14 toneladas de resíduos sejam reciclados. A ação é parte da campanha "Quem curte natureza e diversão, cai na folia de latinha na mão", lançada pelo Vá de Lata, movimento criado pela Ball Corporation – maior fabricante de latas de alumínio do mundo – para conscientizar sobre as vantagens da embalagem mais amiga do meio ambiente: as latinhas de alumínio, apoiado pela Novelis, recicladora oficial das latinhas da Sapucaí 2019.

Foliões que forem assistir aos desfiles nas arquibancadas e nas frisas receberão sacolas recicláveis e orientações sobre como separar lixo orgânico e reciclável durante a festa. A cada intervalo, as sacolas serão recolhidas por catadores de materiais recicláveis e levadas para uma esteira de separação alocada no setor 1 da Sapucaí, na rua Benedito Hipólito. Lá, a equipe irá separar, tratar os resíduos e depois encaminhá-los para a destinação correta. Cerca de 85 catadores, da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, estarão trabalhando no projeto.

Segundo Thaís Moraes, gerente de Comunicação e Comunidades da Ball América do Sul, o objetivo do projeto é aproveitar o momento do Carnaval para propor uma reflexão sobre o descarte correto de cada resíduo. "A separação de resíduos é responsabilidade de cada um de nós, como consumidores. Essa iniciativa ajudar a educar o folião sobre como é possível aplicar essa prática no nosso dia a dia, de uma maneira simples, além de colocar luz sobre o importante papel dos catadores para a nossa sociedade – eles são os verdadeiros agentes ambientais – e promover um grande ganho ambiental, já que toneladas de materiais serão reciclados", explica.

Acredita-se que mais da metade do material coletado será latas de alumínio. A embalagem é campeã em reciclagem no mundo há 16 anos, com uma taxa de 97,3% só no Brasil, subsidiando, inclusive, a coleta de outros materiais, como o vidro e o PET. Além de ser 100% e infinitamente reciclável, a latinha, quando descartada corretamente, volta ao mercado em apenas 60 dias após ser consumida e, por isso, é considerada a embalagem mais amiga do meio ambiente.

"Para a Novelis, apoiar iniciativas que promovam a reciclagem faz parte da estratégia da companhia e de seu compromisso com a sustentabilidade. A Novelis é a maior recicladora de alumínio do mundo e iniciativas como essa fomentam o processo de economia circular. Este ano, faremos parte de um Carnaval mais consciente e deixaremos um legado, impactando positivamente o meio ambiente, as cooperativas e a população", conclui Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Sobre a campanha

"Quem curte natureza e diversão, cai na folia de latinha na mão" é o mote da campanha de carnaval do Vá de Lata, movimento criado pela Ball Corporation, maior fabricante de latas de alumínio do mundo. O objetivo da campanha é propor uma reflexão sobre escolhas de consumo e mostrar, de forma descontraída, quais são os benefícios da embalagem mais amiga do meio ambiente: a latinha de alumínio.

As ações da campanha começaram desde o Réveillon, onde os influenciadores Thaynara OG, Foquinha e Marcos Veras receberam latinhas de presente, as descartaram corretamente e agora vão reencontrá-las recicladas exatamente 60 dias depois, durante o Carnaval. O movimento Vá de Lata estará presente nos maiores carnavais do Brasil, reciclando o resíduo descartável da Sapucaí (RJ), a gitando o bloco Galo da Madrugada (PE) e o Bloco Du Brasil, com Carlinhos Brown e Timbalada (SP).

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, possui aproximadamente 11.100 profissionais e teve receita de US$11,5 bilhões no ano fiscal de 2018. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, indústria e para produtos eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder na indústria do alumínio e cobre, e principal empresa no ramo de metais do Grupo AdityaBirla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e siga-nos no Facebook em facebook.com/NovelisBrasil e no LinkedIn aqui.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,9 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém nove centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.

A fábrica de Pinda foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.





Printer Versão para impressão
Rss_old RSS
Newspaper_link Assine a newsletter
User Envie para um amigo



Notícias relacionadas



Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros