Notícias

Calçada Cilada: Campanha por melhores calçadas chega à sexta edição no Brasil

Data: 20/05/2019 18:00

No total foram registrados 1571 ciladas ao pedestre, chamando a atenção para situação da mobilidade a pé nas cidades brasileiras. Assim como nas outras edições, que ocorrem desde 2014, o objetivo principal é engajar a população em favor de cidades mais caminháveis e acessíveis. Com ao menos uma participação em 38 municípios e 10 estados, os números seguem revelando, infelizmente, a falta de compromisso e o estado crítico das nossas calçadas, ruas, passagens e caminhos. Os principais apontamentos indicam calçada irregular, falta de acessibilidade e calçada inexistente. Também merecem destaque os  buracos, obstáculos e lixo. 

"A calçada é uma infraestrutura simples e fundamental para a circulação das pessoas em qualquer cidade civilizada", lembra Silvia Stuchi, gestora ambiental e integrante do Corrida Amiga,  de São Paulo, que idealiza a iniciativa. “O mapeamento de dados, a mobilização e a sensibilização da comunidade, bem como o encaminhamento das fiscalizações ao poder público, como fazemos todos os anos, podem causar impactos positivos e gerar transformações reais”.  

Casos positivos

Ribeirão Preto (SP)

Os dados da campanha estão embasando diretrizes de mobilidade a pé para o Plano de Mobilidade da Cidade.

 

Rio de Janeiro (RJ)

A Fundação Parques e Jardins nos retornou para esclarecer registros da campanha realizados na Avenida Lineu de Paula Machado e na Rua Haddock Lobo, mencionando prazo para o reparo da calçada. A área é de responsabilidade da prefeitura por se tratar de local que recebeu projeto urbanístico.

 

Parcerias com Universidades

Em Curitiba (PR) também com o Grupo de Estudos em Transportes da UFPR, no qual foram realizadas conversas com especialistas para levantar o debate da temática na comunidade acadêmica. Em Teresina (PI), contamos com o apoio da universidade Federal, que engajou estudantes de arquitetura para avaliar a caminhabilidade no centro da cidade.

 

 

 

Corrida Amiga - promovendo o transporte a pé

Facebook

Instagram

T 11 94155-5993 com a gestora ambiental Silvia Stuchi

Mais informações: corridaamiga.org





Printer Versão para impressão
Rss_old RSS
Newspaper_link Assine a newsletter
User Envie para um amigo



Notícias relacionadas



Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros