Notícias

Sustentabilidade premiada

Fonte: Agência FAPESP

Data: 09/11/2007 00:00

Criatividade, efeito multiplicador, envolvimento comunitário e auto-sustentabilidade são alguns dos fatores em comum entre os dez projetos vencedores do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007, entregue na quarta-feira (7/11), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), em cerimônia promovida pela Câmara Brasil-Alemanha.

A cerimônia contou com a participação de George John Shepherd, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que apresentou o Flora Brasilienses Online – iniciativa que digitalizou, com apoio da FAPESP, cerca de 4 mil ilustrações de autoria do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).

A Flora Brasiliensis, obra de von Martius lançada há mais de cem anos, ainda hoje é o mais completo e abrangente levantamento da flora nacional. Ali estão descritas 22.767 espécies, que representam o conjunto das plantas conhecidas até meados do século 19. Na obra também estão 3.811 desenhos de plantas, flores, frutos e sementes.

Foram 132 inscritos na oitava edição do prêmio. Os dez projetos selecionados receberam troféu e diploma. A iniciativa Implantação e Manejo de Florestas em Pequenas Propriedades no Estado do Paraná, do Projeto Paraná Biodiversidade, foi a vencedora na categoria Natureza.

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, com apoio da Embrapa Florestas, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto Ambiental do Paraná, o projeto beneficia 187 pequenos produtores familiares no noroeste do estado com o financiamento de 50% do investimento total necessário para a implantação de florestas de até 5 hectares em suas propriedades. O diferencial é o plantio de eucalipto e de espécies nativas regionais para geração de renda imediata e sua permanência no ecossistema pelo processo conhecido como sucessão florestal.

Em segundo lugar ficou o projeto Cultivar (da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e Instituto Ambiental do Paraná), seguidos dos projetos Estudo da Biodiversidade (Copebrás) e Gestão Ambiental através de Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado), empatados em terceiro lugar.

Humanidade e Tecnologia
Na categoria Tecnologia, o primeiro lugar ficou com a Fazenda Ecológica, com o projeto Pastagem Ecológica – Sistema Voisin Silvipastoril. Por iniciativa individual do engenheiro agrônomo, pesquisador e produtor rural Jurandir Melado, o sistema de pastagem ecológica vem colhendo os frutos de sua inovação – uma tecnologia de processos agroecológicos que reduz o consumo de insumos e equipamentos industriais.

O segundo lugar foi para a Tecnologia de Quebra do Coco Babaçu (do Instituto de Tecnologia de Alimentos) e o terceiro para o Embueiramento de Esgoto a Céu Aberto com o Aproveitamento de Pneus Descartados (do Colégio Presidente Emílio Garrastazu Médici – Fundação Bradesco).

Na categoria Humanidade, o primeiro lugar ficou com o projeto Globo Ecologia – Série Aquecimento Global, iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Criado em 1990, com o objetivo de levar informação sobre ciência e meio ambiente ao grande público, o Programa Globo Ecologia surgiu a partir de uma parceria institucional entre a Fundação Roberto Marinho e a Rede Globo de Televisão. Em 2007, soma 875 programas de 22 minutos exibidos.

O segundo e o terceiro lugares foram, respectivamente, para os projetos Convivência com a Realidade Semi-árida (do Centro de Educação Popular e Formação Sindical) e para o Programa Trainee em Meio Ambiente (Fundação O Boticário de Proteção à Natureza), respectivamente.

Nesta edição, o prêmio teve como patrocinadores Faber-Castell, Henkel, Petrobras, Tetra Pak e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além do apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, InWEnt, WWF-Brasil, Suzano Papel e Celulose, Gráfica Bandeirantes, Senator Turismo e da Lufthansa City Center.

Mais informações: www.premiovonmartius.com.br

Fonte: Agência FAPESP





Printer Versão para impressão
Rss_old RSS
Newspaper_link Assine a newsletter
User Envie para um amigo



Notícias relacionadas



Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros