Logo

Revista Brasileira de Tecnologia e Negócios de Petróleo, Gás, Petroquímica, Química Fina e Indústria do Plástico

Primeira liquidação financeira do MCSD de Energia Nova movimenta R$ 312 milhões

Data: 04/10/2017 18:05

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE realizou nesta terça-feira (03/10) a primeira liquidação financeira provisória dos processamentos do Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits de Energia de Nova – MCSD EN referentes às cessões de agosto de 2017. A operação envolveu R$ 312.650.711,85 e contou com 100% de adimplência.
 
Participaram desta primeira operação, que foi realizada via Mecanismo Auxiliar de Cálculo (MAC), 43 agentes de distribuição, sendo 25 devedores e 18 credores. O procedimento provisório será automatizado e reprocessado após a implementação dos sistemas do MCSD de Energia Nova, previstos para novembro de 2017, com base na regra de comercialização tratada pela Audiência Pública 39/2017 que está em homologação pela Aneel.
 
Neste primeiro processamento foram consideradas as cessões de agosto de 2017 decorrentes das compensações dos déficits e as cessões compulsórias geradas nos processamentos do MCSD de Energia Nova nas modalidades A-1 de janeiro/2017, A0 de abril/2017 e A0 de julho/ 2017.  As cessões anteriores, incluindo as cessões calculadas nos processamentos de 2016, serão efetivadas e liquidadas apenas quando o sistema estiver implantado. 
 
Fluxo das operações do MCSD de Energia Nova
 
 


Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

www.tnpetroleo.com.br