Logo

Revista Brasileira de Tecnologia e Negócios de Petróleo, Gás, Petroquímica, Química Fina e Indústria do Plástico

Erva-mate vira tinta para crianças

Data: 12/10/2018 13:05

Uma nova cor que retrata a natureza agora integra a paleta de tintas orgânicas de uma startup carioca: o verde erva-mate, com cor de jardim - de Mata Atlântica, de Floresta de Araucárias -, foi incluído nos pigmentos vegetais da marca Mancha, que também conta com produtos à base de cacau, açafrão e urucum.

A ideia do produto é oferecer uma brincadeira saudável e sem limites para todas as crianças: colorir, divertir e criar boas memóriascom recursos que vêm da natureza. Para a nova cor, a marca buscou a Araucária+, iniciativa – criada a partir da parceria da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da Fundação CERTI – que tem como objetivo gerar inovação em negócios que contribuem para a conservação da Floresta com Araucárias, um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil.

Segundo Amon Costa, sócio da Mancha, cada potinho de tinta traz uma história. “Estamos há sete anos aprimorando a formulação da tinta. A tinta de erva-mate é a primeira a ser estruturada dentro de uma cadeia de beneficiamento e manejo responsável. Assim, neste trabalho, carregamos um processo inteiro de vida, preservação e sustentabilidade e, por meio dele, conseguimos mostrar valores presentes na marca da empresa”, comenta.

A Floresta com Araucárias já cobriu boa parte do Sul do Brasil, mas hoje restam menos de 3% da área original. Para contribuir com a conservação desse ecossistema, a iniciativa Araucária+ trabalha com proprietários rurais de Santa Catarina na adoção de um padrão sustentável de produção de erva-mate e pinhão – espécies nativas dessa floresta –, facilitando também a inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos com maior valor agregado. Os produtores colhem a erva-mate e uma agroindústria local beneficia as folhas e manda para a Mancha o resíduo do processo de moagem da planta, produzida conforme padrões sustentáveis de produção, contribuindo assim para a conservação de cerca de 180 hectares de Floresta com Araucárias.

“A iniciativa Araucária+ é um exemplo de valorização econômica da floresta que tem dado certo e que pode servir como modelo, ainda mais quando conseguimos conectar o nosso trabalho com projetos tão importantes como esse da Mancha. Buscar novas parcerias e conexões é fundamental para ampliarmos o impacto do Araucária+ e garantirmos, por meio de estratégias de mercado, a conservação da Floresta com Araucárias”, analisa o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.

A Mancha desenvolve um produto 100% vegetal, livre de metais pesados e derivados de petróleo, que não coloca em risco a saúde do consumidor e nem polui o meio ambiente. “O resultado é que quando você abre o potinho de tinta, sabe que lá dentro tem também a sua oportunidade de contribuir com a conservação da Floresta com Araucárias e com produtores comprometidos em manejar a floresta de forma adequada, não utilizar agrotóxicos, não realizar queimadas, entre outras ações para contribuir como desenvolvimento territorial sustentável da região”, conta Victor Augusto Moreira, agente articulador da iniciativa Araucária+.

A tinta está à venda nos sites www.bemglo.com e instagram.com/manchaorganica


Sobre os parceiros

A Mancha Orgânica é uma startup estabelecida na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. O principal objetivo da marca é criar produtos derivados de pigmentos e corantes vegetais, contribuindo assim com a descontaminação de setores industriais, como o de produtos infantis, cosméticos e embalagens.

A Iniciativa Araucária+ é coexecutada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Um agente articulador, o HUB, é responsável por gerir a rede de colaboração, que tem como missão garantir a conservação da Floresta com Araucárias a partir do uso sustentável e do compartilhamento de benefícios entre todos os atores envolvidos, como produtores rurais, startups, empresas, institutos de P&D, governo e toda a sociedade.

 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

www.tnpetroleo.com.br