Logo

Revista Brasileira de Tecnologia e Negócios de Petróleo, Gás, Petroquímica, Química Fina e Indústria do Plástico

Doação de coletor menstrual para mulheres ribeirinhas: iniciativa une sustentabilidade econômica e ambiental

Data: 07/03/2019 16:15

A iniciativa inclui, também, a doação de coletores menstruais e palestras de conscientização dessas mulheres sobre os impactos ambientais e econômicos da substituição dos absorventes higiênicos.

- Uma mulher gera, em média, 150 kg de lixo proveniente de absorventes durante a vida, enquanto um coletor menstrual pode durar até 10 anos. Além disso, em um ano, a mulher usa cerca de 200 absorventes higiênicos comuns, cuja decomposição é extremamente demorada. Agora, imagine os impactos ambientais em um local sem a estrutura correta para esse tipo de descarte, como é o caso de localidades ribeirinhas do país!

- Além disso, em locais como esses, onde existe pouco acesso à informação e ao conhecimento, são muitas as mulheres que nunca tiveram sequer uma aula de anatomia, não conhecem o próprio corpo e, como consequência, ainda tratam o assunto menstruação como tabu.

- A iniciativa traz, ainda, a oportunidade para que outras mulheres, de todo o país, também participem do projeto. Foi aberto, no dia 25 de fevereiro, o edital para a seleção de seis voluntárias que atuarão no suporte à realização dos workshops, que são direcionados às moradoras de comunidades ribeirinhas paraenses de Barcarena, Ilhas de Abaetetuba, Cametá e Ilha de Marajó. Junto com as palestras, ocorrerá a distribuição de coletores menstruais às mulheres ribeirinhas.

Mariana Madureira, co-fundadora e diretora da Raízes Desenvolvimento Sustentável está à disposição para entrevistas sobre o projeto "Dona do Meu Fluxo", que já foi realizado duas vezes no país, e as transformações que a iniciativa traz para a vida dessas mulheres ribeirinhas, para o meio ambiente local, para sua saúde, para seu bolso (com a substituição do absorvente pelo coletor) e a maneira como começam a enxergar seu papel na sociedade.



Sobre a Raízes Desenvolvimento Sustentável

A Raízes Desenvolvimento Sustentável é um negócio social que busca diminuir as desigualdades sociais e o desequilíbrio de gênero no Brasil e no mundo. Isso acontece por meio da sustentabilidade no turismo e sua produção associada: gastronomia, artesanato, cultura e agroecologia. Ela atua no desenho, implementação e consultoria desses projetos sociais, co-criando soluções para comunidades em conjunto com empresas, governos e ONGs. Foram mais de 60 projetos desenvolvidos pela Raízes em 13 anos, por todas as regiões do Brasil e também em Cabo Verde, na África.

www.tnpetroleo.com.br