RIO+20

 

Rio+20

Documento final é oficialmente adotado por mais de 190 países

Data: 25/06/2012

Por: Redação TN

Aprovado sem alterações pelos chefes de Estado e Governo, na última sexta-feira (22/6), o documento final da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será adotado por mais de 190 países. O texto foi finalizado na manhã do dia 19/6), depois de seis dias de discussões entre os negociadores. O documento traz compromissos como o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a criação de um Fórum Político de Alto Nível Internacional, a criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a erradicação da pobreza, entre outros.

Rio+20

Eventos produziram cerca de 60 toneladas de lixo

Data: 25/06/2012

Por: Redação TN / Agência Brasil

Cerca de 60 toneladas de lixo foram produzidas na última semana nos locais da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, além da Cúpula dos Povos e dos acampamentos dos participantes do evento. Os espaços de coleta feita pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foram o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) José Pedro Varela, Sambódromo, Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ciep Trancredo Neves, a Quinta da Boa Vista e o Parque dos Atletas.

Rio+20

Dilma destaca trabalho coletivo das delegações ao encerrar a cúpula de líderes da Rio+20

Data: 25/06/2012

Por: Redação TN / Carolina Gonçalves e Vitor Abdala, Agência Brasil

Ao encerrar na última sexta-feira (22/6) a reunião de cúpula da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou o trabalho coletivo das delegações na construção do documento O Futuro Que Queremos. Segundo ela, os compromissos acordados entre líderes de mais de 193 nações é um marco no conjunto de resultados das conferências da Organização das Nações Unidas (ONU). Dilma afirmou que, aos resultados concretos da Rio+20, soma-se um “legado intangível”, que é a mobilização de uma nova geração no Brasil e no mundo, em torno dos desafios da sustentabilidade. “Assim como em 92, [a conferência] terá efeito transformador nas gerações atuais e futuras.”

Rio+20

Empregos verdes no Brasil serão mapeados

Data: 25/06/2012

Por: Redação TN / Planeta Coppe

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego vão fazer um levantamento dos empregos verdes no Brasil. A informação é do coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Paulo Sergio Muçouçah, que participou na última sexta-feira (22/6), do seminário “Mudança climática e desenvolvimento sustentável – Alternativas para uma transição justa”, promovido pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FMBC), na Rio+20, no estande da Coppe/UFRJ, no Parque dos Atletas.

Rio+20

Ativistas afirmam que economia verde é enganação

Data: 25/06/2012

Por: Redação TN / Thalif Den, IPS

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, terminou com ganhadores e perdedores, mas principalmente com perdedores. A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Brasil, junto com as grandes empresas, deram um giro positivo no resultado da Conferência, realizada 20 anos depois da Cúpula da Terra. Seu resultado foi um novo documento histórico que mudará o mundo, segundo afirmaram. No entanto, a maioria dos representantes da sociedade civil e feministas expressaram sua desilusão e indignação pelo texto final, intitulado O Futuro que Queremos, aprovado no dia 22/6 pelos líderes mundiais. A comparação com a Agenda 21, aprovada em 1992, foi inevitável.

Rio+20

Rio de Janeiro terá centro Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável

Data: 22/06/2012

Por: Maria Fernanda Romero, Redação TN

 

Como legado da Rio+20, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, assinaram hoje (22/6) uma carta de intenções para a criação do Centro Rio+ – Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável. O Centro dará continuidade às discussões iniciadas pelos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável.

Rio+20

Embaixador brasileiro garante que os ODS serão criados

Data: 22/06/2012

Por: Mehane Albuquerque, Redação TN

 

Criticado pela maioria, o documento final da Rio+20 recomenda a criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mecanismo que poderá ajudar os países a aliar crescimento econômico à responsabilidade socioambiental. Inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a inclusão dos ODS foi resultado da reivindicação de especialistas e representantes de vários países, entre eles, o Brasil. As metas ainda não foram definidas. A ideia é que a cúpula do Rio faça um esboço de quais serão os indicadores até 2013, para que sejam detalhados e entrem em vigor até 2015 — quando termina o prazo dos ODM — e para que as novas metas sejam cumpridas até 2018.

Rio+20

Conferência acaba hoje com balanço positivo para o Brasil, mas polêmico para movimentos sociais

Data: 22/06/2012

Por: Redação TN / Renata Giraldi e Carolina Gonçalves, Agência Brasil

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será encerrada hoje (22/6), por volta das 15h, com a divulgação do documento final, contendo 49 páginas, denominado O Futuro Que Queremos. O balanço dos dez dias de discussões divide opiniões. Autoridades brasileiras consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, enquanto movimentos sociais e alguns líderes estrangeiros condenam a falta de ousadia do texto. O tom de crítica deve predominar nesta sexta-feira, pois as organizações não governamentais (ONGs) que promoveram vários protestos durante a conferência prometem uma manifestação para hoje. Nela, será apresentado um balanço das discussões e recomendações apresentadas no texto final a ser aprovado pelos chefes de Estado e Governo.

Rio+20

Protesto de ambientalistas encerra apresentação do Brasil sobre desmatamento

Data: 22/06/2012

Por: Redação TN / Vladimir Platonow, Agência Brasil

 

A apresentação do Brasil, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, sobre os avanços obtidos pelo governo no combate ao desmatamento, terminou ontem (21/6) em protesto e discussão entre ambientalistas e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O encontro contou com a presença de ministros estrangeiros da área ambiental e tinha o objetivo de mostrar a experiência do país na redução à derrubada de florestas. Mas os debates foram interrompidos por um grupo de ambientalistas segurando cartazes contra o Código Florestal e protestando contra as ações do governo na área, inclusive a liberação de grandes obras, como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Rio+20

BG e Coppe anunciam projeto de monitoramento oceânico da Bacia de Santos

Data: 22/06/2012

Por: Maria Fernanda Romero, Redação TN

 

A petroleira BG anunciou ontem (21/6) com a Coppe/ UFRJ o projeto Azul, um sistema inédito de monitoramento oceânico da Bacia de Santos. As informações obtidas contribuirão para a segurança e eficiência de operação da empresa e para o melhor conhecimento e preservação do meio ambiente pelo país.O programa, com duração de três anos, prevê um investimento de 20 milhões de reais da BG Brasil. O projeto Azul vai coletar, durante três anos, informações sobre a dinâmica das correntes oceânicas, temperatura, salinidade, PH, oxigênio dissolvido, clorofila, cor e matéria orgânica, entre outros parâmetros,que serão reunidos e analisados pelo LAMCE/Coppe.



Caderno de Sustentabilidade



Caderno de Sustentabilidade

Download

Twitter-logo Siga no Twitter!

Facebook_icon Siga no Facebook!

Busca:









Parceiros